Minha foto
Sou uma contadora de histórias. E você? Escreve pra mim! vanebueno7@gmail.com

domingo, 8 de novembro de 2009

A velocidade das coisas

Dois livros em quatro dias e a euforia me tirou o sono. Vivi dias intensos. Foi um misto de ansiedade, pela reação das pessoas, e vaidade, pela coragem de me expor. Escritora estreante tem lá seus medos.
-Será que vão gostar?
- Melhor nem ler novamente para não achar erros. (As vozes internas estavam a mil).
Mas, entre uma insegurança e outra, chego ao final do domingo orgulhosa de mim. No começo não sabia direito o que escrever no autógrafo e, muito menos, como assinar. Vanessa Bueno me pareceu tão formal para um livro de crônicas que muito tem de minha intimidade. E lá parti eu para a minha assinatura habitual: com um beijo da Vá.
Na escola, sempre que perguntavam meu apelido e eu respondia Vá, imediatamente ouvia: Vá aonde?
Achei a resposta: Onde o coração me levar. Nossa, isso parece meio brega. A Leca diria que sim. Agora dei para ser brega. Ou já era e não percebia. Não importa. O que importa mesmo é a decisão, tomada há alguns dias, de seguir a voz do coração.
Foi ela que me disse para recusar o convite para assumir uma assessoria de imprensa. Foi ela que me disse para aceitar o convite para um chope na Paulista. Ah, a Paulista. Caminhei nesta imponente avenida por estes dias. Sinto um inexplicável prazer quando passeio por suas calçadas. Algo como uma liberdade desafiadora. Um convite para desbravar o mundo. E as pessoas que transitam por lá têm muito disso. Seus rostos denunciam a origem de várias partes do Brasil, quiçá do mundo. Parecem em busca de um algo a mais. Os passos apressados denunciam que em São Paulo a velocidade é outra.
Até a velocidade com que o garçom repõe o chope na mesa é outra. Você nem precisa pedir: antes de tomar os últimos dois dedos da bebida que está em seu copo, o camarada do bar chega com um chope novinho em folha para repor. É uma espécie de ‘mimo’, que os paulistas desenvolveram para driblar a concorrência acirrada da cidade. Considerando que sou fã assumida de botecos, concordo plenamente com a atitude.
Os gestos de atenção também me dispertaram para um ‘encantamento’, manifestado a partir de uma conversa (despretensiosa) no avião outro dia. E mais uma vez lá vêm as vozes internas interferirem na paz da minha consciência.
- Escreve para ele.
- Mas...
- Não é você que quer seguir a voz do coração?

2 comentários:

  1. Segue a vozinha sem medo, ela não mente jamais!
    E se mentir pense: fui eu que não entendi certo.
    Vozes internas, conversa despretensiosa, chope...vai que não dá nada!
    Bj amiga escritora, te amo!

    ResponderExcluir
  2. Pronto pra ponte aérea9 de novembro de 2009 às 12:21

    Escreve sim. Tenho certeza que ele vai gostar. E retribuir. E tomar outro assento de avião. Com um motivo nada a ver com o profissional desta vez...

    ResponderExcluir