Minha foto
Sou uma contadora de histórias. E você? Escreve pra mim! vanebueno7@gmail.com

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Quase 30!


Costumo dividir as pessoas em dois grupos: As que gostam de fazer aniversário e as que não gostam. Tem gente que fica programando meses antes a roupa que vai usar, restaurante para jantar com o amado, quem convidar.Festas diferentes para convidados diferentes, ou um cruzeiro para solteiros? Um sem fim de questionamentos. Fico cansada só de pensar. Tem outros, como minha ex-sogra, que detestam. Descobri isso quando fui abraçá-la pelo aniversário e seus os braços nem se mexeram.

Eu sou daquelas que espera que façam tudo pra mim. Até o último minuto eu penso que estão armando uma grande surpresa, que eu só devo chegar e celebrar. Mas quase nunca é assim. Para ser sincera só foi assim uma vez, nos meus 15 anos. Isso depois de eu repetir diversas vezes que adoraria ganhar uma festa surpresa, que nem foi tão surpresa, porque eu percebi tudo antes.

Dessa vez, prestes a completar 29 anos, queria fazer algo diferente. Mas o que exatamente? Não sabia. Só não queria aquelas festinhas com pessoas que nem são tão íntimas e falam trivialidades só para não serem surpreendidas pelo silêncio constrangedor.

Um dia antes marquei um almoço com as amigas mais próximas. Depois que algumas casaram e tiveram filhos, não necessariamente nessa ordem, ficou difícil marcar coisas à noite. Mas o que eu queria fazer mesmo descobri dias antes, quando passava em frente a um outdoor. Um day spa. Como um dia inteiro de estética não cabia no meu orçamento, marquei uma tarde.

Saí do almoço esbaforida para não perder nenhum minutinho de minhas horas de relaxamento. Fui recebida com chás afrodisíacos e massagens com velas aromáticas. Nem deu tempo de explicar que não teria nenhum sortudo me esperando ao fim do dia para usufruir o bem que as especiarias me fariam. Decidi que em caso de não resistir mais, ligaria para o ex. Suportei bravamente a tentação e dediquei aquela tarde de cuidados afrodisíacos a mim mesma.

Quando cheguei em casa, churrasco, bolo e balões me esperavam. Gostei, montaram tudo para mim. Felizmente, a minha mãe entendeu que apesar de eu gostar das amigas dela, elas continuam sendo amigas “dela” e não convidou ninguém. Completei o meu dia de prazeres saboreando o churrasco que meu pai preparou pra mim.
Os figurantes não fizeram falta. Para ser sincera, nem percebi a ausência deles. Recebi ligações diretamente da Irlanda, de Pernambuco, de São Paulo, daqui mesmo, e todas muito preciosas. Atos de verdade, cheiros de verdade, gente de verdade. O aniversário em que não esperava nada foi tudo para mim. Estava esvaziada para finalmente receber.

5 comentários:

  1. Como assim só aos 15 anos tu teve festa surpresa?! E o espumante + os merengues com chocolate depois do almoço não contam?!?! Ahhh, te larguei! Hihihihih
    Muito bom o texto, muito boa a reflexão!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Marla, querida! crônica nem sempre traz a realidade lembra? é uma mistura....eu lembro com muito carinho daquela surpresa...beijo

    ResponderExcluir
  3. Hum... suas dúvidas Quase 30 aumentarão, sinto dizer. Quando fizeres 30 aí sim serás uma dúvida. Mais aí logo depois vem algumas certezas do tipo: já sei o que não quero pra minha vida. Isso é quase tudo.
    Continuarei aqui, do seu lado com Quase 30, 60, 90... de verdade!

    ResponderExcluir
  4. querida, que saudades e que texto lindo!
    parabéns pelo niver e que outros 90 venham...cada vez melhores! pls, keep in touch...

    ResponderExcluir
  5. vanessa!! vinte e todos...
    Eu fiquei muito feliz em ouvir tua voz qdo te liguei, mas a Tim me cobrou bonito depois...vixe! kkkkk
    Eu não ligo muito pra dinheiro como tantos por aí... Tipo, queria ter dinheiro pra comprar aquelas coisas q não se sabe bem o que é na prateleira das esquisitices do supermercado e poder convidar gente como tu pra tomar um café em Paris, comer uma pizza na Itália e andar de elefante na Índia, sabe? estas coisinhas que o dinheiro proporciona. Se eu ficar rica derrepente, te levo pra Rússia!

    ResponderExcluir