Minha foto
Sou uma contadora de histórias. E você? Escreve pra mim! vanebueno7@gmail.com

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Perdi a vergonha


“Dentro de mim não é mais um bom lugar para se viver”. Esse é o título de um dos versos da poeta carioca Maria Rezende. Ele integra o livro Bendita Palavra. Achei próprio para falar da fase em que me encontro. Dentro de mim, atualmente, acontece uma faxina.
Minhas vozes internas estão de bunda para cima vasculhando o passado.
A todo o momento, jogam coisas lá de dentro, gritando:
-Isso não queremos mais!
- Mas...inicio eu numa tentativa de contra-argumentação
De nada adianta. Elas são teimosas.
- Agora nós damos as cartas por aqui, declaram com um risinho sarcástico.
Tem gente que não está gostando muito. Meu pai, por exemplo.
Bom, aí vão as minhas desculpas sinceras. Não há nada que eu possa fazer para impedi-las.
A primeira coisa que as danadas fizeram foi empurrar a vergonha para fora. Nunca mais tive notícias. Fora alguns sincericídios que cometi por aí, tenho passado bem sem ela.
É tão mais fácil agir sem pensar trocentas vezes se devo ou não tomar determinada atitude. Basta consultá-las que a resposta chega via expresso.
Outro dia, no sarau elétrico, pediram leitores voluntários. Não tive dúvida.
Com uma coragem que me orgulhou, declamei alguns poemas.
Depois, o tema era piada. De novo fiz a frente.
Confesso que não tive muito sucesso. Poucas pessoas riram, e as maças do meu rosto mais se pareciam com tomates. Quem se divertiu foram minhas vozes internas.
Sim, tem momentos em que quero matá-las. Mas esse sentimento só dura alguns segundos. Depois, consigo rir de mim mesma.
Ta aí, perdi a vergonha, mas encontrei o caminho para o bom-humor!

2 comentários:

  1. Quase 30, a parte mais dificil é colocar toda a sujeira pra fora...dentre os 10 anos de terapia que fiz, acredito que lá pelo quarto que fui por alguma coisa...depois gostei! joguei tudo. Toma, falei! Não quero mais. Desconstrui tudo, fiz uma base bem legal e reconstrui, ou melhor estou reconstruindo, e como eu quero. Hoje, tenho certeza que dentro de mim é um ótimo lugar pra ser viver. Trouxe até chocolates.

    ResponderExcluir