Minha foto
Sou uma contadora de histórias. E você? Escreve pra mim! vanebueno7@gmail.com

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O ócio criativo


Uso o título do livro de Domenico De Masi para falar de meu ócio (forçado) que se tornou criativo. Mais uma vítima da crise, ou de minhas escolhas, estou sem emprego.
Acontece que, enquanto espero, uma ansiedade insiste em chegar. Para não descontá-la na comida, porque depois terei de correr atrás do prejuízo, decidi descontar nas palavras. Putz, descobriram o motivo da criação desse blog. Brincadeira. Quer dizer, quase verdade.
A ideia do blog já existia, faltava era vontade, ou sobrava preguiça. O fato é que esse espaço nasceu a partir da minha participação na oficina literária de crônicas, do redemoinho de dúvidas em que me encontro e da minha falta do que fazer.
Agora, me falta é tempo. Outro dia, fiz um texto em homenagem a um amigo. A repercussão foi tão boa, que surgiu a encomenda de um trabalho. Pronto, a inércia deu lugar à criatividade. Daí surgiram mais convites, concursos, encontros com pessoas aqui e ali. Dinheiro, propriamente dito, ainda não. Mas tenho fé. Tão pouco perdi quilos, mas também não ganhei.
O que ganhei foram muitas horas de leitura. Sabe aquela frustração por não poder comprar um livro por ser muito caro? Também acabou. Agora tenho tempo para me sentar lá nas poltronas confortáveis da Cultura e ler o que quiser. Hoje foi assim. Voltava da terapia e decidi dar uma passadinha para saber das novidades. Escolhi “As cem melhores crônicas”. De lá, tirei a inspiração para o texto que vos escrevo.
Por falar em inspiração, de onde será que o Michael Jackson tirava tanta? Ele sempre contava histórias fascinantes em suas letras. E aquelas danças? Eu e a Jú adorávamos o "Triller". Quando uma de nós acordava meio chateadinha, já vinha a outra com o clip. E o dia começava bem.
E agora estou encontrando respostas para a pergunta que tem pairado no ar nos últimos tempos.
– Mas o que, afinal, os jornalistas estudam na faculdade?
Olha, só posso dizer que a faculdade, seja ela do que for, é uma fábrica de ideias. Nos tira do ócio e ainda nos dá amigos. Amigos que depois se tornam nossos leitores. E aí vai o meu muito obrigada pelas manifestações aqui no blog, via e-mail ou pelo orkut!
Agora quero pedir que aproveitem os minutos de ócio que os trazem aqui e mandem sugestões de assuntos. Pode ser?

3 comentários:

  1. Oi Guria, primeiro quero te dar parabéns pela iniciativa do blog. É sempre bom ler os amigos. Segundo que, o ócio é ótimo quando se tem muitas ideias na cabeça e uma caneta ou o computador na mão. Aproveite e reinvente o teu tempo!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Quase 30, celebro o ócio criativo. Viva!
    Freedom!
    Do seu leitor, amigo...

    ResponderExcluir